PANAMÁ, 23 de jan de 2019 às 09:20
Na terça-feira, 22 de janeiro, começou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, com uma Missa presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, no Campo Santa Maria la Antigua que contou com a participação de 75 mil pessoas de várias partes do país e do exterior.
Desde cedo os jovens, com bandeiras de vários países, foram enchendo o campo que fica na região da Cinta Costera, onde as autoridades estabeleceram várias medidas de segurança.
Tendo como fundo a imagem de Santa Maria la Antigua, padroeira do Panamá, Dom Ulloa deu as boas-vindas aos jovens na primeira diocese de terra firme, onde "se irradiou o evangelho ao resto do continente americano, sempre sob o amparo da Virgem Maria, a Mãe".
Este es el ambiente en el Campo Santa María La Antigua a la espera de la ceremonia de apertura de la @JMJPanama2019. ?
— ACI Prensa (@aciprensa) 22 de janeiro de 2019
Credit: @BarbarabustS / @aciprensa#Panamá2019 #JMJ #JMJ2019 #FranciscoEnPanamá pic.twitter.com/yAPfbaBHxo
Nesse sentido, recordou o tema da JMJ 2019 "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua palavra", tirado da resposta que Maria deu ao Arcanjo Gabriel na Anunciação.
O Arcebispo também agradeceu ao Papa Francisco por conceder ao Panamá a oportunidade de "fazer uma Jornada para a juventude das periferias existenciais e geográficas". "Desejamos que seja um bálsamo para a difícil situação com a que convivem sem esperanças muitos deles, especialmente a juventude indígena e afrodescendente, a juventude que migra devido à resposta quase nula de seus países de origem, que os lançam a semear suas esperanças em outros países, expondo-os ao narcotráfico, o tráfico de seres humanos, a delinquência e tantos outros males sociais", expressou.
¡Que emoción! Todos los continentes reunidos en el tambor de la alegría #Panama2019 ?? ¡Esta fiesta ya empezó! #CampoSantaMaria #JMJestáAquí ? pic.twitter.com/WeSDgXPtyA
— JMJ Panamá 2019 (@jmj_es) 22 de janeiro de 2019
Junto com Dom Ulloa estavam também o Arcebispo de Manágua (Nicarágua), Cardeal Leopoldo Brenes, o Arcebispo de David (Panamá), Cardeal José Lacunza, o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, o Administrador Apostólico de Caracas (Venezuela), Cardeal Baltazar Porras, entre outros.
Após recordar os "Dias nas Dioceses" que os jovens viveram no Panamá e na Costa Rica, Dom Ulloa assinalou que a Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade para um encontro pessoal com Cristo.
Miles de jóvenes en el Campo Santa María La Antigua participan de la Ceremonia de Apertura de la #JMJPanamá2019 #JMJ2019 #JMJestaAquí #CampoSantaMaria pic.twitter.com/Ss5odBQ5sK
— ACI Prensa (@aciprensa) 22 de janeiro de 2019
"Este encontro de vocês jovens com Jesus Cristo deve levá-los a confrontação consigo mesmos e com a doutrinação do sistema de antivalores que impera sustentado na busca de uma falsa felicidade, que é tão fugaz que os leva a experimentar desesperadamente muitas coisas que prejudicam a mente e o espírito e que ao final não chegam a preencher o vazio existencial", assinalou.
Em sua homilia, o Arcebispo do Panamá recordou aos peregrinos que são o futuro da Igreja e da sociedade e encorajou-os a serem santos, que "não é ter o rosto das imagens que se compra por aí", mas ir contracorrente, “faz sair da corrupção espiritual e material, de tudo aquilo que nos faz mal e ofende Deus”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Um santo defende os indefesos: o não-nascido, mas também o nascido na miséria; defende os migrantes, busca a justiça; reza, vive e ama a comunidade; é alegre e tem senso de humor; luta sempre, sai da mediocridade, vive a misericórdia de Deus e a compartilha com o próximo. Ser santo não é um mito, é uma realidade evidente", disse.
Neste sentido, mencionou os santos e beatos padroeiros da JMJ Panamá 2019: São Martinho de Lima, Santa Rosa de Lima, São Juan Diego, São José Sánchez del Río, São João Bosco, Beata Irmã Maria Romero Meneses, São Óscar Romero, São João Paulo II.
"Esta es la juventud del Papa ..." ¡Alégrate juventud católica de todo el mundo!, hemos dado inicio oficial de la Jornada Mundial de la Juventud Panamá 2019 #JMJestáAquí pic.twitter.com/LAzRb8e3BI
— JMJ Panamá 2019 (@jmj_es) 22 de janeiro de 2019
"Não tenhamos medo queridos jovens, tenham a coragem de ser santos no mundo de hoje, com isto não estarão renunciando à sua juventude ou à sua alegria; muito pelo contrário, mostrarão ao mundo que é possível ser felizes com muito pouco, porque Jesus Cristo, a razão de nossa felicidade, já nos deu a vida eterna, com sua Ressurreição", afirmou.
Segundo o Comitê Organizador Local (COL), ontem 75.000 pessoas, incluindo jovens, padres e bispos, participaram da celebração de abertura da JMJ.
O COL também informou que até ontem mais de 100 mil peregrinos de 156 países se registraram. Também foram registrados 480 bispos, dos quais 48% chegaram ao Panamá.
El coro de la #JMJ2019 en la Misa de Apertura interpreta el salmo en lengua de señas. ? pic.twitter.com/Ui3bDYxyZp
— JMJ Panamá 2019 (@jmj_es) 22 de janeiro de 2019
Segundo os números, são 20 mil voluntários nacionais e 2.445 voluntários internacionais.
Os países com os mais representantes do voluntariado internacional são Colômbia, Brasil, Costa Rica, México e Polônia.
Além disso, na tarde desta quarta-feira, o avião com o Papa Francisco chegará ao Aeroporto Internacional de Tocumen, que visitará o Panamá por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, a qual terminará no domingo, 27.
Confira também:
Arcebispo na missa inaugural da JMJ Panamá 2019: todos podemos chegar à santidade! https://t.co/geQ27xVgbE
— ACI Digital (@acidigital) 22 de janeiro de 2019